Fórmula Indy 2019: Grande Prêmio de Austin - 2ª etapa



Colton Herta, da Harding Steinbrenner Racing, se tornou o mais jovem vencedor na história da Indy, após conquistar sua primeira vitória no Circuito das Américas.

Herta vinha correndo em ritmo semelhante com Will Power, da equipe Penske, e Alexander Rossi, da Andretti Autosport, durante a maior parte da corrida, e um período de bandeira amarela, fez com que o jovem de 18 anos saltasse para a frente do grid, depois que Power e Rossi tiveram problemas nos pits.

A dez voltas do final, Herta conseguiu se afastar de Josef Newgarden, da Penske, e administrar a diferença quando foi dada a relargada, e começou a colocar seu nome na história da Indy, em sua terceira corrida.

Newgarden teve que se contentar com o segundo lugar, apesar de ter uma quantidade grande de push-to-pass na relargada, mas não conseguiu fazer nada sobre o ritmo de Herta nas últimas voltas.

Ryan Hunter-Reay terminou a corrida onde começou em terceiro lugar, o campeão da categoria em 2012, não conseguiu acompanhar Power, Rossi e Herta, durante a maior parte da corrida, e seu ritmo constante permitiu que ele recuperasse a terceira posição no final.

O anterior detentor do recorde de mais jovem vencedor de corrida na Indy, Graham Rahal teve uma corrida sólida, conseguindo várias ultrapassagens, a partir de sua décima posição de largada, e terminando na quarta posição.

Sebastien Bourdais, quatro vezes campeão da categoria, também fez uma ótima prova, tendo largado em 17º lugar após uma dura sessão de qualificação. O francês fez várias ultrapassagens difíceis sobre seus rivais, para cruzar a linha em quinto lugar, mostrando que ele ainda tem muito a oferecer.

Como seus rivais na frente dele, Marco Andretti também conquistou várias posições durante a corrida de 60 voltas, tendo qualificado um 20º lugar e terminando a corrida em sexto lugar.

Takuma Sato foi muito discreto ao longo da corrida mas também conquistou posições após largar em 14º. O piloto japonês fez um duplo ponto para a Rahal-Letterman-Lanigan terminando em sétimo.

Patricio O’Ward teve um excelente início de temporada com a Carlin Racing, depois de cruzar a linha na oitava colocação em apenas sua segunda largada na Indy.

Rossi foi apanhado por um período de bandeira amarela no acidente envolvendo Felix Rosenqvist, da Chip Ganassi, não tendo feito a sua última parada, enquanto disputava com Power pela liderança. Depois de fazer sua última parada sob amarela, o piloto californiano perdeu várias posições e terminou em nono.

Jack Harvey conseguiu fazer o segundo resultado consecutivo dentro do top 10, depois de uma corrida difícil, e de ter largado a partir do 23º lugar do grid.

Os brasileiros, Tony Kanaan fez uma excelente corrida depois de largar em último e garantiu 18 pontos, ocupando a 16ª posição na classificação de pilotos com 33. Já Matheus Leist largou em 12º e vinha na mesma estratégia dos líderes, mas um Safety Car perto de sua parada nos boxes arruinou sua corrida. Leist andou boa parte da prova no top 10 e chegou a ser o quinto colocado, ele terminou em 17º somando 13 pontos, agora em 23º na classificação com 21 pontos.

A próxima etapa da IndyCar será realizada no dia 7 de abril, no Alabama.

Confira o resultado da etapa disputada no Circuito das Américas:

1) Colton Herta
2) Josef Newgarden
3) Ryan Hunter-Reay
4) Graham Rahal
5) Sebastien Bourdais
6) Marco Andretti
7) Takuma Sato
8) Patricio O’Ward
9) Alexander Rossi
10) Jack Harvey
11) Spencer Pigot
12) Tony Kanaan
13) Scott Dixon
14) Ed Jones
15) Marcus Ericsson
16) J.Hinchcliffe
17) Matheus Leist
18) Kyle Kaiser
19) Simon Pagenaud
20) Santino Ferrucci
21) Max Chilton
22) Zach Veach
OUT) Felix Rosenqvist
OUT) Will Power

Bela vitória de um estreante da categoria. Newgarden, que fez prova apática até a bandeira amarela, chega em 2º e Hunter Reay fecha o pódio. 

Dos brasileiros, em virtude de estratégias diferentes, Leist que andou à frente de Tony quase toda a prova, no último stint terminou mesmo em 17º. Tony terminou em 12º. Uma prova muito interessante, circuito fantástico. No geral foi movimentada, principalmente na primeira metade.

Comentários